Warning: Declaration of QuietSkin::feedback($string) should be compatible with WP_Upgrader_Skin::feedback($string, ...$args) in /home/storage/9/f7/ea/raphaelcarneiro/public_html/wp-content/plugins/ocean-extra/includes/wizard/classes/QuietSkin.php on line 12
Por onde andei – Raphael Carneiro

Por onde andei

raphael

Raphael Carneiro

Não é a música do Nando Reis, apenas um pouco sobre minha trajetória profissional. Atuo como freelancer desde 1998, ano que saí da Escola Técnica de Comunicação (ano também que o Vasco foi campeão da libertadores). Tentei, sem sucesso, abrir uma agência de publicidade com meus amigos. Tinhamos muitas ideias, mas não havia dinheiro para implantá-las.

Faculdade e primeiro (e único estágio)

No segundo semestre de 1999 entrei na Facha, e lá fiquei até 2003. Nesse meio tempo, além de atividades curriculares da faculdade, estagiei no setor de Relações Públicas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (de abril a dezembro de 2002), onde vi meus trabalhos estampados em Outdoors espalhados pela cidade (emoção para um jovem aprendiz). Além disso, era responsável por criar materiais impressos institucionais para eventos da corporação.

O primeiro emprego de carteira assinada

Apenas em janeiro de 2005 comecei a usar sua carteira profissional como assistente editorial. Na Novamente Editora, em Jacarepaguá, tive meu primeiro contato com diagramação de livros. Além de livros e suas capas, fiz o site da editora (já fora do ar) e produzia materiais de divulgação impressos e de internet. Também era faz tudo, controlando entrada e saída de livros e visita às livrarias. Também fiz uma revista eletrônica (site) com artigos dos membros da associação cultural a qual era vinculada. Saí em janeiro 2007.

E continua a saga do faz-tudo…

Em agosto de 2007 fui contratado como assistente editorial pela Editora Águia Dourada, na tijuca, onde o forte eram livros pra concurso. Não deixei de ser o faz tudo. Fazia diagramação de livros e suas capas, materiais de divulgação impressos e de internet, contato com autores, revisores e diagramadores freelancers. Contato e orçamentos com gráficas, cálculo de direitos autorais e registros de ISBN na biblioteca nacional. Na parte do faz-tudo era office-boy (ia ao banco, levar e ou buscar documentos na editora), fazia café (raramente), carregava caixa de livros, mesas e cadeiras em pequenas (e muitas) mudanças de sala e até panfletagem em hopitais (o forte da editora eram livros na área de saúde). Me desliguei em março de 2010.

Um novo emprego e um pé quebrado!

Em agosto de 2010 foi contratado para fazer a identidade visual e materiais da Caminhada dos Advogados, promovida pela Caarj-OAB/RJ. Passou o mês criando camisas, faixas, panfletos e coisas do gênero. No dia da caminhada, subiu no trio elétrico para ver de “cima” como estavam dispostos os materiais criados. Ao descer, caiu fraturando o pé. A história não será contada com detalhes, apenas que ficou até fevereiro do ano seguinte fora do trabalho. Ao retornar, foi trabalhar no setor de comunicações. Em agosto de 2011 fui transferido para o setor de Publicações e Jornalismo da OAB/RJ, onde estou até hoje, juntando-me a mais dois designers-gráficos e um monte de jornalistas. Após uma reestruração na empresa, fui desligado em março de 2019.

Alguns dos trabalhos podem ser vistos na área portfólio. 

E foi isso que aconteceu até hoje…

favico_RC design

contato@raphaelcarneiro.com.br
(21) 98269-1298